Bem-vindos!

Toda noite, antes de dormir, penso em vocês, e programo algo bem bonito para postar. Assim, vou dormir feliz, com pensamentos bons.
No dia seguinte, após acordar e fazer o que costumamos fazer nas manhãs, sento-me e posto algo bem bonito para vocês.
Assim, meu dia começa bem!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Uma lição da natureza

 Moro no mato e, franciscanamente, tento me comunicar com os pássaros. Já consegui, pelo menos, saber os nomes de alguns. E, nessa primavera, me encantei com o tico-tico. Reconhecê-lo foi a minha primeira vitória ao chegar aqui há 6 anos.  Então me encantei, primeiramente, com a delicadeza de seu ninho. Como ele, tão pequeno, só com o bico, consegue tal arquitetura aconchegante? Tão aconchegante, que um passarinho que recebe várias denominações populares, sendo a mais popular "vira-bosta", suga os ovos do tico-tico e coloca os seus próprios no lugar deixando seus filhotes para serem criados pelos tico-ticos. E eles fazem isso,com carinho e dedicação.






 E o filhote adotivo é muito exigente! Filmei até, de tão impressionada com a dedicação. Clicando embaixo, se quiser, dará pra ver.
Tico-tico e vira-bosta

E eram dois os filhotes que o bichinho criou. Acompanhei sua luta diária para alimentar filhos maiores que ela. E o pai ajudava!
Ah! se todos nós fossemos assim!Que maravilha viver! Mas há quem negue até hospedagem,quanto mais criar filhos alheios! Em compensação, há criaturas maravilhosas no mundo que cuidam, não como eu de enteados, ou de filhos adotivos, mas criam quem bater à sua porta. Tenho a sorte de ter uma amiga assim! E o tico-tico nos lembra que a gente pode ser um Ser legal até mesmo para os aproveitadores. Que linda lição! Olhá-los me fez lembrar da belíssima canção de Joyce, Clareana, que tanto cantei para meus filhos mudando os nomes, em que diz: Clara, Ana e quem mais chegar!  Quem não conhece, pode ouvir aqui sua delicadeza. Tenham um ótimo dia!

Um comentário:

  1. Cantei muito essa música.
    A lição dos animais é grande. Volta e meia nos deparamos com vídeos que são exemplos incríveis. Sorte sua poder presenciar isso e ainda temos o prazer de ver por aqui.
    Temos muitos passarinhos na redondeza e somos acordados com eles. Nesse momento, ouço alguns cantos distintos. É um sinfonia...
    Bjs.

    ResponderExcluir