Bem-vindos!

Toda noite, antes de dormir, penso em vocês, e programo algo bem bonito para postar. Assim, vou dormir feliz, com pensamentos bons.
No dia seguinte, após acordar e fazer o que costumamos fazer nas manhãs, sento-me e posto algo bem bonito para vocês.
Assim, meu dia começa bem!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

As 6 condições básicas da Felicidade


"Dizem que, em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz." Vladimir Mayakovsky


Bom dia!! Aqui o dia está lindo e frio. E aí?
Hoje vou escrever um texto longo. Escrevi esse texto pois encontrei várias pessoas infelizes. E todas elas nasceram para ser princesas, príncipes! De conto de fada mesmo, depois do "felizes para sempre". No entanto,estão infelizes. Veja, eu disse, infelizes e não tristes. Pois a tristeza deve acontecer, claro! Não somos insensíveis! Aí me contam as razões de suas infelicidades e penso que , tirando algum problema na tenra infância mal resolvido que está latente no inconsciente, no fundo, agem como o personagem Acendedor de Lampião do livro do Pequeno Príncipe: sou infeliz porque estou cansado de acender e apagar o lampião, bom dia, boa noite. Mas não vou ficar andando sempre em direção ao sol porque o que eu queria mesmo era dormir, bom dia boa noite"

Em geral, agimos nas nossas tristezas como aquele cara que está embaixo de um poste de luz no meio da estrada procurando uma chave que ele perdeu no meio do bosque, mas lá está muito escuro pra ele procurar, então procura na estrada mesmo.


As regras da felicidade
Felicidade tem regra? É a mesma coisa que alegria, contentamento?
Pode até se confundir mas tem regras sim. Impossível ser verdadeiramente feliz sem que as condições que vou listar abaixo existam. Claro que a pessoa mais feliz do mundo , até ela, tem um dia triste, um dia de mau-humor, um dia de profunda tristeza, mas, em geral ela é Feliz se seguir essas condições. Vamos a elas!

11-      Saúde boa sem dor.  Se a pessoa não gozar de boa saúde não adianta ser milionário, ter os melhores médicos e hospitais, iates e amores que não vai ser feliz. A dor arrasa, impossibilita. Então, caso você tenha uma dortente de tudo se livrar dela. Esforce-se, descubra as causas. Siga as recomendações, veja o que a melhora. E, caso sofra constantemente  tente ser feliz e aproveitar os dias  e os momentos sem dor!

22-      Ter dinheiro suficiente para comer três vezes ao dia, para pagar o plano de saúde, uma roupinha, uma casa digna e bem localizada, e um passeio sazonal. Como dizia Don Helder Câmara, até para  a prática  da virtude é necessário algum conforto. Muito dinheiro não. Atrapalha. Uma amiga me diz que ajuda um bocado. Ajuda não. São assuntos diferentes. Pode disfarçar, mas não ajuda.

33-      Essencial: ter alguma atividade solitária criativa. É impossível ser feliz se você precisa de estar cercado de pessoas e, caso não esteja, durma pra fugir.  Descubra o que você pode fazer para se divertir sozinha que não seja paciência. Algo que te faça inventar. Não se trata de pintar porcelana a partir de um molde em uma sala de aula. Isso pode ocupar o tempo mas não ajuda em matéria de felicidade. Precisa inventar, criar. Ter aquele pensamento bom na cabeça imaginando a almofada bordada, a fotografia que vai bater, o desenho, a canção, a poesia. Faça algo. Invente uma história! Sem o prazer de ficar sozinha em dia de chuva, dificilmente vai ser feliz.

44-      Doe-se. É.. também é impossível ser feliz quando os outros não o são! E como a gente não pode salvar o mundo, podemos ajudar o nosso jardim. E não adianta mandar 40 reais para Actionaaids como eu também faço. Isso é legal pra caramba, ajuda o mundo. Mas não é doação. Pra ser feliz há que se pensar e se dedicar aos outros. Quem tem família faz isso normalmente, pois se preocupa com o jantar, com o colégio, o que seja. Mas, quem não tem pode correr o risco do individualismo exacerbado e perder a noção do equilíbrio. Há muita coisa que uma pessoa pode fazer para ajudar o próximo. Descubra a sua. Eu já li para cegos, por exemplo. Outros bordam roupinhas, outros dão aulas para os carentes. E se você não quer fazer nada disso, eu lamento, mas tenha pelo menos um bicho de estimação. Pois assim o foco sai de você. Cria-se um carinho pelo bicho, preocupa-se com ele. Os egoístas individualistas nunca serão felizes.

55-      Faça algo em coletividade. Uma vez por mês que seja. Biriba, voley, oração. Palestra, curso, jardinagem. Almoço com amigos.  A solidão não ajuda  muito pra felicidade assim como o grupo constante atrapalha. Um grupo grande contínuo acaba virando fofoca e se metendo na sua vida, perturba um bocado. 
 
66-      Espiritualidade. A sua. Caso seja  ateu, medite, faça ioga, controle da mente.  Pense na humanidade, no todo, no universo. Tire o foco de si mesmo se não tiver um Deus. Como diz a canção do meu marido: “haja ou não um Deus somos todos filhos Seus pelo fato ou pela fé Seu nome nos ergue  e estamos de pé”

           Verifique essa lista. Veja o que te falta e tente correr atrás dela. Amanhã continuo com sugestões, sim, essas são as essenciais, básicas pra quem não enfrentou nenhum tsunami na vida , ou , se enfrentou, fez uma boa psicanálise para lidar com ele. Para quem teve vida normal, com os percalços normais da vida, frustrações normais. 



2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! tanto que o passeio está incluído na grana necessária. Nem só de pão vive o homem! Ah! a Foto que ilustra é o pé do meu sobrinho e da mulher dele em N.Y.!

      Excluir