Bem-vindos!

Toda noite, antes de dormir, penso em vocês, e programo algo bem bonito para postar. Assim, vou dormir feliz, com pensamentos bons.
No dia seguinte, após acordar e fazer o que costumamos fazer nas manhãs, sento-me e posto algo bem bonito para vocês.
Assim, meu dia começa bem!

sábado, 18 de agosto de 2012

Recado dos que tem mais de 80

Recado dos que tem mais de 8o para os que tem menos de 80 - Myriam Rozansky

Quando atravessamos uma década em nossa vida, sempre uma emoção especial. Nas primeiras, uma euforia:
-Estou ficando grande, meus pais já não vão me chatear. Aos 30, as mulheres se balançam um pouco, mas Balzac está aí para nos consolar. O primeiro choque é quando os feirantes começam a nos chamar de "tia". Doi no fundo do coração. Quando fiz 70 eu disse para meu filho:
-Pois m eu filho, eu já estou envelhecendo..
-Ainda está envelhecendo... -foi a resposta malcriada.
Minha neta Marisa, me vendo meio triste com meus 80 me consolou:
-Veja o Paulo Gracindo também fazendo 80 e tão bem,e o Jorge amado,ótimo!
Mas eu procurei me tranquilizar lembrando da Henriqueta Brieba com 93 e ainda no palco.
A verdade é que existe preconceito com as pessoas idosas até entre elas pois cada uma se acha uma exceção em plena inteligência.
Eu batia papo com uma amiga e ela me contava uma história longa e confusa que eu não conseguia acompanhar e interrompi e pedi:- Conte de novo, não estou conseguindo entender...
Ela olhou pra mim, fez uma longa pausa e disse:
-Myriam, eu vou ser franca> estou preocupada. Ultimamente você tem dificuldade de acompanhar o que a gente conta. Disse ela como se não fosse nada demais. Refeita do choque, resolvi retribuir agentileza
-Também vou ser franca: tenho notada que você ultimamente tem dificuldade de contar as coisas. Estou realmente preocupada.

Sobrou para ambas uma terrível dúvida: Será?
Vamos analisar. É comum ouvirmos de pessoas de todas as idades reclamarem:- Ah, esqueci de procurar fulano, ou esqueci de fazer isso, levar aquilo.
Ninguém acha nada demais.




Mas se você tem mais de 60...Cuide-se!nunca diga que esqueceu alguma coisa, especialmente se estiver por perto nora ou genro!
Preferível passar por malcriada do que por esquecida! Se não cumpriu um compromisso , diga que não teve vontade, nunca que esqueceu! Assim ninguém se preocupará com você antes do tempo.
...
Há algum tempo fui convidada a uma festa surpresa de uma amiga que completava 70. Família e poucos amigos. Quando cumprimentei disse que eu mesma me encarregaria de divulgar data tão importante nos jornais. Pelo olhar que me lançou vi que tinha conquistado minha última inimiga. Ela estava certa. O que nos leva a esconder a idade é a discriminação. Se for a alguma reunião onde não tenha conhecidos, ninguém pronto a assinar um atestado de lucidez, logo vai aparecer um escoteiro que te pega carinhosamente pela mão e te joga num canto onde já se encontram outros da mesma idade e praticará sua boa-ação do dia:-A senhora está confortável? não tem nenhuma corrente de ar?Posso trazer um copinho de refresquinho?
E ainda temos de agradecer em vez de dizer bons desaforos.
Ora, deveriam partir do princípio de que estamos lúcidas ate´que provemos o contrário!
Bem, aí, na tal reunião, você resolve trocar uma ideia. Que espanto! -Ela fala!!!
Aí você vai ter de provar que não apenas fala como,oh! pensa!Jogue rapidinho uma frase brilhante e definitiva. Se tiver sorte de encontrar a tal frase, pode até acontecer que os jovens presentes não alcancem o sentido da frase já que inteligência não se mede com a idade.
Queremos se tratados de igual para igual! está dado o recado?

3 comentários:

  1. gostei, muito bom
    ja to te seguindo, bjs
    se quiser me visitar:
    cris-maniadeserfeliz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por postar esse lindo texto da minha vó! Ela morreu aos 92 anos e estava lúcida e faceira até, de repente, sofrer um AVC. Ela queria chegar aos 100 anos... Amanhã vamos ao aniversário do centenário da melhor amiga dela.

    ResponderExcluir