Bem-vindos!

Toda noite, antes de dormir, penso em vocês, e programo algo bem bonito para postar. Assim, vou dormir feliz, com pensamentos bons.
No dia seguinte, após acordar e fazer o que costumamos fazer nas manhãs, sento-me e posto algo bem bonito para vocês.
Assim, meu dia começa bem!

sábado, 31 de março de 2012

Balão Azul

Bom dia!
Lembram da música Lindo Balão Azul? Que ideia maravilhosa do letrista imaginar que a nossa terra era um balão azul!  Imaginar crianças brincado de esconder em uma nebulosa! viajar em cauda de cometa!



Eu vi o cometa Haley! Vocês viram? Acordei, olhei a janela e lá estava aquele risco vertical! Não era nada, mas era o infinito na minha janela!



Voltar pra casa, NOSDO  LINDO BALÃO AZUL!!
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou um cientista
O meu papo é futurista e lunático.
Eu vivo sempre no mundo da lua
Tenho alma de artista
Sou um gênio sonhador e romântico
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou aventureiro
Desde o meu primeiro passo pro infinito.
Eu vivo sempre no mundo da lua
Porque sou inteligente
Se você quer vir com a gente
Venha que será um barato
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul
Pegar carona nessa cauda de cometa
Ver a via láctea estrada tão bonita
Brincar de esconde esconde numa nebulosa
Voltar pra casa nosso lindo balão azul

sexta-feira, 30 de março de 2012

O dia de ontem

 Adeus vésperas!
 Bom dia mundo! Quanta nuvem!
 Esse mato está lindo! Ih! olha três Joões bobos!!
Essa teia está intrigante...
 Ah! é aranha apaixonada! veja! repare que ela bordou um coração!
 Mamãe já vai meus lindos!

 Parece que vai clarear

Bom dia saíra
Bom dia quaresma!
Bom dia canários!
Agora a tarde cai, o sol se vai, a lua chega




Bom dia!! Madruguei!! O dia vai ser lindo. Mas ontem, acordei e estava brusco, as nuvens entraram em casa ao abrir a janela. Depois o tempo foi mudando, mudando e a lua chegou. Tenham um dia lindo também!

quinta-feira, 29 de março de 2012

O texto de Chico Anysio O Menino

Bom dia! 
Meu ótimo dia vai hoje em um link. CLIQUEM se ainda não leram! Segundo a matéria, trata-se de um texto inédito. Acho que não é, acho que já soube desse texto. Como,logo abaixo do texto segue um aviso ameaçador , deixo com vocês o link, é só clicar no endereço abaixo da foto em cinza, leiam! em voz alta!A foto abaixo eu mesma tirei em um igarapé em Lençóis, Maranhão.


 http://oglobo.globo.com/cultura/um-autorretrato-inedito-de-chico-anysio-4428439

terça-feira, 27 de março de 2012

Chico Anysio

Claro que ele não poderia faltar! Faz parte da vida do brasileiro, da minha, desde que eu nem sei quem sou, mas sabia-me de sobrenome Azevedo , assim, alvo de implicâncias, pois Ele tinha uma personagem dona do Macaco Azevedo. Foi com ele que vi acontecer, pela primeira vez, o video-tape. E, em 2009 eu escrevi pra ele pedindo esse texto, que é conhecido como Video-cassette de mim mesmo ou Nascer Velho. Além desse, eu queria o texto onde ele fala do Ceará e todas as palavras começam com C. E não é que ele me respondeu. Me enviou, do jeitinho que está, todo em maiúsculas o texto original do redator. Disse que o outro, o da letra C, estava em seu computador em Petrópolis.. Feliz do País que teve Chico Anysio!
Caramba! Que emoção!!
O texto que segue é de outro redator,Marcos Cesar, mas o Chico Anysio o interpretava
MEU SONHO NA VIDA ERA TER O PODER DE SER O VIDEO – CASSETE DE MIM MESMO . TER O CONTROLE REMOTO QUE PERMISSE RENASCER TODAS AS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS.... PODER VOLTAR NO TEMPO.... PODER ACELERAR, PULAR COMERCIAS E CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS E PARAR A IMAGEM NOS MOMENTOS MAIS BONITOS, VÊ – LOS  DE NOVO, ETERNIZAR ORGASMOS.  = CORRER A FITA NA BUSCA DA PERCEPÇÃO DO FUTURO ...E PODER RECUA- LÁ PARA CONFIRMAR OU CORRIGIR , ENTENDE ?  FAZER UMA EDIÇÃO.... CONDENSAR A VIDA APENAS “ OS MELHORES MOMENTOS “ =  MAS UMA FITA NÃO BASTAVA : TERIAM QUE SER VÁRIAS, PORQUE EU NÃO TENHO GRANDES QUEIXAS . 
SEMPRE FUI UM OTIMISTA . CHEGUEI ACREDITAR NO PLANO CRUZADO. CHEGAR OU QUER MAIS ?  EU SOU DA GERAÇÃO
G-J , SACOU ? GETÚLIO,  GENERAL DUTRA , JUSCELINO, JÂNIO , JANGO, GENERAL , GENERAL,GENERAL....QUANDO PENSEI  QUE O G-J ÍA ACABAR COM TANCREDO ENTROU JOSÉ – ESSE DA FERROVIA – JÁ DEVEM TER OUVIDO  FALAR . 
MAS ESSE CONTROLE É O IMPORTANTE, PORQUE EU CORRO A FITA E ME EMOCIONO DE NOVO COM O NASCIMENTOS DOS MEUS FILHOS.
ADIANTO E ELES ESTÃO CRESCIDOS, A MINHA PREOCUPAÇÃO AUMENTADA : “ O QUE SERÃO, O QUE FARÃO, O QUE TERÃO NA VIDA “.  AÍ EU VOLTO, VOLTO E ME VEJO EM MARANGUAPE , EMPINANDO PIPA, JOGANDO BOLA, SOLTANDO PIÃO .... ENCACHADO NUM CAVALO DE PAU ... ALÍ EU SOU TOM MIX , BUCK JONES, HOPALONG CASSIDY, HARRY CAREY,  E VOU NADAR NU NO AÇUDE E ME VEJO PAQUERANDO SOUTIENS E CALCINHAS NOS VARAIS, ADIVINHANDO SEUS RECHEIOS .
NÃO ! ESTE CONTROLE REMOTO FAZ DE MIM UM SUPER HERÓI : - “  EU SOU ULISSES. EU TENHO PODERES ! “.  
COM ESTE APARELINHO EU POSSO VISLUMBRAR UM IDEAL . E O QUÊ SERIA O IDEAL ?
  • QUE AS PESSOAS NACESSEM VELHAS E MORRESSEM CRIANÇAS . O HOMEM NASCERIA COM 80 ANOS ÍA FICANDO MAIS  MOÇO .... MAIS MOÇO ATÉ MORRER DE INFÂNCIA .
IMAGINO  UMA MÃE COMUNICANDO O NASCIMENTO DE UM FILHO . 
  • DEMOROU MAS NASCEU. TINHA ENCRUADO. NASCEU COM 84 ANOS , MAS PERFEITINHO. 1 METRO E 70, 74 QUILHOS , EU IA BOTAR NO NOME DE LUÍS CLÁUDIO , MAS ELE MESMO FOI AO CARTÓRIO E SE REGISTROU COMO HAROLDO.

NOS BERÇARIOS AQUELA FILA DE CADEIRAS – DE – BALANÇO , COM OS VELINHOS PIGARREANDO E TOSSINDO, SOB O CONTROLE DOS GERIÁTRAS , TODOS SE QUEIXANDO DAS DOENÇAS TÍPICAS DOS RECÉM – NASCIDOS : REUMATISMO, LUMBAGO,GOTA, ARTRITISMO ... 
NASCENDO COM 80 ANOS, VOCÊ AOS 60 SE CASARIA COM UMA MULHER DE 59, MAS E A RECOMPENSA : A CADA DIA, A CADA SEMANA , A CADA MÊS ELA SE REMOSSARIA , ATÉ SE TRANSFORMAR NUMA GATA DE 20 . ENTENDEU ?
COMEÇARIA COM HENRIQUETA BRIEBA ... A SEGUIR : XUXA     ( CANTA ) . 
E VOCÊS DOIS , DEPOIS DO CASAMENTO, FICARIAM NOIVOS, SERIAM NAMORADOS... ATÉ CHEGAR AO AMOR INFANTIL, BRANCO E DESINTERESSADO... MÃOS DADAS – NO MÁXIMO – APAGANDO DAS ÁRVORES CORAÇÕES ENTRELAÇADOS . 
VOCÊ  NASCERIA RICO, APOSENTADO E SÁBIO. COMEÇARIA A GANHAR CADA VEZ MENOS .... ATÉ ENTRAR PARA FACULDADE , PRA IR DESAPRENDENDO TUDO E IR FICANDO MAIS INGÊNUO, MAIS BURRO E MAIS PURO . 
DEPOIS... A BICICLETA, O VELOCÍPEDE. DESAPRENDERIA A ANDAR , ESQUECERIA COMO ENGATINHAR .... O VOADOR, O CERCADINHO, DO CERCADINHO PRO BERÇO ...AS FRALDINHAS MOLHADAS, 3 GOTAS DE OTALGAN PARA MALDITA DOR DE OUVIDO, O CHÁ DE ERVA DOCE PARA DORZINHA DE BARRIGA, A MAMADEIRA DE ÁGUA O PEITO DA MÀE E , NUM DIA QUALQUER PARARIA DE CHORAR. 
COM O TEMPO CORRENDO PARA TRAS A HUMANIDADE REGREDIRIA NOS SÉCULOS.  
COLOMBO E CABRAL DES – DESCOBRIRIAM O NOVO MUNDO , CHEGARÍAMOS À DES – INVENÇÃO DA RODA, AO DES – CONHECIMENTOS DO FOGO E DA PÓLVORA  ... ATÉ APARECER O ÚLTIMO HOMEM – ADÃO , ÚLTIMO PRIMEIRO, QUANDO , ENTÃO, DEUS PEGANDO NA MÃO , AO INVÉS DE SOPRAR SOBRE ELE... INSPIRARIA O HOMEM OUTRA VEZ PARA DENTRO DE SI MESMO .
 

segunda-feira, 26 de março de 2012

O Céu de Setembro- Paulo Afonso Grisolli (ilustração Juarez Machado)

quando fui ao observatório, minha filha de 5 anos teve medo de espiar marte através do imenso telescópio. mesmo depois que a tomei pela mão, e, ao seu lado, enviei meu olho direito a devassar as insondáveis distancias, ela preferiu não ver.
Deve estar com Medo de enxergar algum marciano fazendo sinaizinhos para ela-comentou  um abominável adulto ( ..) mas como explicar que não é preciso seres antropomórficos para temer, na mítica realidade infantil, a cósmica realidade  de Marte, o mito? nem mil telescópicos mais potentes do que aquele bastariam para que esse pobre adulto pudesse perceber o que seu olho nu de desalmado não lhe permitia enxergar: a pródiga mensagem que nos transmitíamos, a mão na mão, meu olho posto do espaço, minha filhinha com a alma a navegar por seus mistérios, nós dois, filha e pai, cúmplices numa realidade insondável do amor, do mistério e do infinito...
Depois o astoronomo chamou-me para ver a maravilha: um pontículo vagamente luminoso que focado pelas lentes prodigiosas transformam-se num aglomerado soberbo de estrelinhas longínquas e silentes:
- Essa luz que estamos vendo agora atravessou 22000 anos -luz para chegar até nós.
havia emoção na voz do devassador do céu de setembro.
então, olhei e calei. em silencio, como eu, minha filha, desta vez quis olhar a lonjura luminosa e deteteve-se ali a ponderar só com ela os pontinhos de luz.

(..)
agora leio no jornal a reclamação de um leitor: não sendo capaz de entender o non-sense que Juarez Machado faz publicar aos sábados no JB sugere que se publique simultaneamente, numa outra página, a solução do mistério, a tradução lógica da proposta que lhe parece meramente charidística.
no silêncio, solidarizo-me com Juarez. como explicar que não há nada a explicar?
(..)
ao ruído de suas encenações, prefiro o silêncio entre mim e minha filha diante da imagem engrandecida de marte. nada a explicar. sobre o céu de setembro não há explicações necessárias.

domingo, 25 de março de 2012

Casa na árvore

 
Bom dia! quem nunca sonhou com a casa na árvore? Infelizmente nunca vi uma pessoalmente, mas, felizmente, a internet compilou muitas! 
Ah.. mas a primeira casa na árvore, dos sonhos, foi do filme A cidadela dos Robinson. Não apenas era na  árvore como havia mecanismos dignos de Fred Flinkston, muito criativos e engenhos.  Se alguém não teve a oportunidade de ver o filme, de mostrar a filhos e netos, o faça! E a versão do DVD que tenho é bárbara porque mostra a origem da história e o primeiro filme em preto e branco.

 


 
No meu livro  O INVENTOR DE PALAVRAS ( José Olympio Editora)  ilustrado pelo premiadíssimo e talentosíssimo Roger Mello, imagino uma casa na árvore, crente que Roger iria  decifrá-la magistralmente. No entanto, oh! nada de casa na árvore! "Ora,nada do que eu criasse seria próximo ao da imaginação" 
Divirtam-se com essa seleção!